top of page

 

CULTURA DE ENCONTRO A construção do diálogo

Paulo Cesar Portellada

Filósofo, pós-graduado em Direitos Humanos

Atua na Diretoria do Núcleo

Maximiliano Kolbe de Direitos Humanos

Pesquisa Religião e Pós Modernidade na

Universidade Metodista de São Paulo

 

23 de Junho de 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Textos, contextos. Palavras, aparentemente inofensivas, neutras, indolores. Carregadas são, entretanto, de sentidos, valores, sentimentos, projetos.

Textos, discursos - aparentemente inofensivos. Atingem, todavia, nossos olhares, mentes, conceitos. Vivemos numa sociedade complexa, em que os discursos acabam por influenciar nossas vidas e práticas, em todos os níveis e formas.

 

Temos percebido que nossa sociedade está cada vez mais violenta, intolerante, raivosa. Os discursos - e práticas - religiosas, parece-nos, se constituem de vital relevância para a construção deste viver que se torna, cada vez mais, excludente e destruidor de humanidades. Sim, destruidor de humanidades, pois o ser humano é um ser social, de diálogo, de encontros.

 

O que me faz construir minha identidade são os grupos em que estou imerso, as pessoas, rostos, dificuldades encontradas. O que sou, frágil e dependente da Graça, o construi por conta das pessoas que minha vida percorreram, toques, sensações, sensibilidades.

 

Devemos o que somos ao outro que nos toca, fere, dialoga, desafia, ama. permitir o acesso ao diferente e contraditório, à pluralidade, é garantir espaço de questionamento de si, de nossos valores e práticas - pessoais, religiosas e sociais. É, pois, o Ãºnico espaço e possibilidade para rever nossa vida e crescer em humanidade, em sensibilidade. Humanidade que, de fato, se reveste e se consubstancia pela vivência do Amor, solidariedade, fraternidade, festividade do encontro alegre de se sentir, concretamente, irmãos.

Começamos aqui a construção - possa Deus nos inspirar - de um espaço de reflexão, diálogo e promoção de iniciativas de pessoas, instituições e igrejas que promovam o encontro e a promoção da Paz, fruto do amor e da Justiça.

 

 

 

 

____________________________________________________________

 

 

 

 

 

bottom of page